Missão, visão, Valores e Objetivos Estratégicos
Missão
Os SMAS de Leiria têm como missão, a prestação de serviços de qualidade, assegurar os serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, criando todas as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida.
Visão
Fazer dos SMAS de Leiria um serviço de referência e excelência no setor das águas, assente nas melhores práticas a nível da modernização, qualidade, responsabilidade social e sustentabilidade dos serviços prestados.
Valores
Os principais valores que vão gerar uma cultura organizacional própria e que vão nortear toda a gestão dos recursos humanos dos SMAS de Leiria são os seguintes:
1. Satisfação dos utentes: Incentivar a dedicação de todos os trabalhadores, que continuarão a ter como máxima a prestação de um serviço de qualidade de acordo com as expetativas dos utentes;
2. Sustentabilidade da organização: Garantir a transparência nos processos de decisão, baseada na prestação pública de contas da ação junto dos públicos a que se dirige. Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria continua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso de melhores práticas;
3. Sustentabilidade ambiental: Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente;
4. Inovação: Promover a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho;
5. Compromisso social: assegurar o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável;
6. Excelência: Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes;
7. Ética: Atuar com transparência, rigor e competência, reforçando a confiança dos utentes, dos trabalhadores e dos fornecedores.
Objetivos Estratégicos
1. Garantir a satisfação, expectativas e necessidades das partes interessadas:
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Garantir a disponibilidade e a qualidade do abastecimento de água e dos serviços de águas residuais;
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Identificar as expectativas e necessidade e promovendo a qualidade da relação com os clientes/utilizadores e com as restantes partes interessadas;
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Promover o desenvolvimento da Organização com foco na satisfação do cliente e das restantes partes interessadas.
2. Assegurar a sustentabilidade económico-financeira:
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Garantir a capacidade e integridade das infraestruturas de abastecimento de água e de recolha de águas residuais;
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Gerir os recursos humanos, cumprindo as responsabilidades sociais da organização para com os trabalhadores e valorizar a sua participação;
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Qualificar e adequar os processos e os meios, como instrumentos de uma gestão eficaz e eficiente, no âmbito de uma política de melhoria contínua do serviço público prestado, com os recursos tecnológicos adequados;
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Garantir a sustentabilidade económica e financeira da organização.
3. Assegurar a sustentabilidade ambiental:
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Promover a sustentabilidade ambiental através da eficiência na utilização dos recursos ambientais e na prevenção dos riscos.
4. Otimizar a eficiência e eficácia da Organização:
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Desenvolver uma cultura de melhoria contínua exigente e inovadora;
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Adequar a produtividade dos recursos humanos e da eficiência do uso dos recursos tecnológicos e materiais.
5. Proteção da Saúde Pública:
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Melhoria da qualidade das massas de água existentes.
6. Responsabilidade Social:
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Serviço de excelência para os nossos clientes, o bem-estar e a realização dos colaboradores e participação de iniciativas de responsabilidade social junto da comunidade local.