Notícias

90 Anos SMAS de Leiria

A celebração contou com a apresentação do jarro comemorativo Portare

SMAS de Leiria celebraram 90 Anos com homenagem à sua história e missão

Os SMAS de Leiria comemoraram, em 2023, 90 anos de trabalho nas áreas do abastecimento de água e saneamento no concelho. As celebrações decorreram no Mercado de Sant’Ana, onde foram lançadas duas iniciativas: a apresentação do jarro comemorativo Portare e a tertúlia “Conversas dentro de água”, que incluiu uma prova de águas do concelho em colaboração com a Confraria da Água.

O jarro Portare, uma peça comemorativa criada pela ceramista Anna Westerlund em parceria com a Olaria Silva da Bajouca, representa a junção da tradição do barro com a modernidade da cerâmica. Inspirado pelo latim portare, que significa “transportar”, o jarro simboliza o papel vital da água na vida e a tradição milenar do barro na região. Cada peça foi moldada à mão com barro da Bajouca e reflete um trabalho de fusão entre o artesanato tradicional e a inovação artística de Westerlund, que utilizou cortes no barro, tecidos e missangas para trazer modernidade e textura ao design.

A peça, criada para servir água da torneira, também incluiu uma identidade sonora desenvolvida especialmente para o projeto, combinando sons da roda de oleiro, da água de Leiria com o piano, o clarinete e os teclados. Esta música homenageia a “imortalidade” da água e reflete a necessidade de proteger e valorizar este recurso essencial e finito.

Por sua vez, a tertúlia “Conversas dentro de água” promoveu a valorização da água distribuída pelos SMAS de Leiria com uma prova de águas presidida por um painel de provadores, que incluiu membros do público, autoridades locais e a vereadora do concelho. Os participantes testaram águas de quatro zonas de abastecimento locais (Carreira de Água, Leiria, Paúl e Porto Carro) e duas águas engarrafadas (Vimeiro e Saluitis). Segundo Luís Simas, representante da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), todas as amostras de água da torneira foram avaliadas como seguras e de qualidade, refletindo o empenho dos SMAS de Leiria em assegurar a excelência nos serviços prestados.

Ao longo de nove décadas, os SMAS de Leiria têm mantido um compromisso constante com o investimento em infraestruturas e a capacitação técnica dos seus colaboradores. A rede de abastecimento de água do concelho, que é a mais extensa do país, cobre mais de dois mil quilómetros, com 24 captações subterrâneas e 78 reservatórios, servindo 65 mil clientes com abastecimento de água e 52 mil com drenagem de águas residuais.

Esta celebração dos 90 anos foi não apenas uma homenagem à história e missão dos SMAS de Leiria, mas também um convite para a valorização da água da torneira como um recurso essencial, acessível e sustentável para todos.