Notícias

SMAS de Leiria assinalam Dia Mundial do Ambiente na nascente do rio Lis 

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, os SMAS de Leiria promoveram uma ação de educação ambiental, que contou com a presença do Guardião, a mascote do programa ABC d’Água. A atividade teve lugar junto à nascente do rio Lis, e desafiou os participantes, os Exploradores do Lis, a embarcarem numa viagem sensorial pela natureza, descobrindo a biodiversidade que habita junto ao rio. 

Foram recebidos, ao longo do dia, a EB1 da Reixida, o Jardim Infantil de Famalicão e Reixida e os utentes da Assiste, que participaram em várias atividades lúdico-pedagógicas como a leitura de histórias, a realização de ilustrações e a exploração do ecossistema envolvente.  

Os mais novos tiveram oportunidade de conhecer espécies emblemáticas como a lontra, a garça-cinzenta ou a raposa, reforçando a importância da conservação da natureza e da água enquanto recurso essencial à vida. 

A ação foi organizada pelos SMAS de Leiria em parceria com a Oikos, contando com o apoio do LeiriaShopping e da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.