Na sequência da tempestade que afetou o concelho de Leiria, os SMAS de Leiria esclarecem que a qualidade da água da torneira fornecida à população se mantém assegurada, cumprindo todos os parâmetros legais em vigor para consumo humano.
Apesar dos constrangimentos causados na rede de abastecimento, o laboratório de controlo de qualidade dos SMAS de Leiria mantém uma monitorização permanente da água distribuída, tendo sido reforçadas as medidas de acompanhamento técnico e analítico. As análises realizadas até ao momento atestam que a água da rede pública é segura e de qualidade.
No dia 4 de fevereiro, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos deslocou-se a Leiria para acompanhar no terreno os trabalhos de reposição do abastecimento de água. Durante a visita aos SMAS de Leiria, a presidente do Conselho Diretivo da ERSAR, Vera Eiro, destacou que “a água da torneira fornecida pelos SMAS de Leiria é segura e de confiança”, reconhecendo igualmente o empenho e a dedicação dos trabalhadores envolvidos nesta resposta.
Após a reposição do abastecimento, é natural que a água possa apresentar alterações temporárias de cor, sem que isso represente risco para a saúde:
– a água castanha resulta do desprendimento de detritos já existentes nas canalizações;
– a água esbranquiçada é causada pela mistura de ar com a água, desaparecendo após alguns instantes.
Nestes casos, recomenda-se deixar correr a água durante alguns minutos, até esta se apresentar limpa e transparente. Caso a situação persista, os munícipes devem contactar os SMAS de Leiria para avaliação, através do 244 817 300 ou do geral@smas-leiria.pt.
Os SMAS de Leiria continuam a acompanhar de forma permanente a evolução da situação, assegurando a continuidade deste serviço essencial com elevados padrões de qualidade, com o objetivo de garantir água segura e de confiança a toda a população do concelho.


