Passados 13 dias sobre a tempestade que assolou o concelho de Leiria, os SMAS de Leiria continuam a enfrentar um cenário de elevada exigência na recuperação do sistema de abastecimento de água. Apesar das inúmeras dificuldades, o abastecimento foi já reposto em quase todo o concelho, resultado de um esforço contínuo desenvolvido desde o primeiro momento.
Este trabalho tem sido assegurado pelos SMAS de Leiria, com o apoio de entidades do setor da água, empresas técnicas especializadas e da Marinha Portuguesa, num contexto marcado por danos significativos nas infraestruturas, falhas de energia elétrica e dificuldades de acesso.
Desde o início da tempestade, foram registadas 244 ocorrências relacionadas com o sistema de abastecimento de água. Destas, 141 correspondem a roturas na rede, encontrando-se apenas 5 ainda por resolver, o que demonstra a dimensão e complexidade da intervenção realizada no terreno.
Apesar dos progressos alcançados, o sistema encontra-se ainda tecnicamente instável, devido à existência de roturas, avarias em equipamentos e constrangimentos energéticos, podendo verificar-se interrupções e variações de pressão, mesmo em zonas onde a água já foi restabelecida.
Existem atualmente locais sem abastecimento de água devido à existência de roturas graves ainda não localizadas, estando no terreno duas equipas dedicadas exclusivamente à sua deteção, nas seguintes zonas:
• Chãs
• Regueira de Pontes
• Chão Direito
Estas ocorrências exigem trabalhos técnicos especializados, uma vez que não apresentam sinais visíveis à superfície.
No âmbito da resposta à emergência, foram instalados 50 geradores.
Atualmente:
• 35 encontram-se em funcionamento;
• 4 estão instalados em regime de prevenção;
• Os restantes foram encaminhados e emprestados para outros locais, no âmbito da gestão solidária de recursos.
Os SMAS de Leiria têm todos os seus operacionais mobilizados no terreno, apoiados por equipas técnicas especializadas de várias entidades gestoras de água, nomeadamente Águas de Cascais, Águas da Figueira, Águas Públicas da Serra da Estrela, Aquapor e INDAQUA, bem como pela total disponibilidade do Setor da Água a nível nacional.
Estas equipas estão a desenvolver trabalhos essenciais, nomeadamente:
• Intervenções de eletromecânica em infraestruturas do sistema;
• Purgas na rede de abastecimento;
• Deteção de roturas com recurso a geofones, permitindo identificar fugas não visíveis.
Este trabalho é particularmente importante nesta fase, uma vez que, após a estabilização dos níveis de água nos reservatórios, é necessário garantir que a água chega efetivamente aos clientes. Em especial nas zonas mais elevadas, a acumulação de ar nas condutas continua a dificultar a circulação normal da água.
Paralelamente, os SMAS contam ainda com o apoio de várias empresas técnicas especializadas, que reforçam as equipas no terreno em trabalhos de reparação de roturas, eletromecânica e intervenções em bombas, geradores e quadros elétricos.
Entre as entidades que estão a colaborar neste esforço conjunto encontram-se, entre outras:
ACR, AQUALONGO, AWS Automação, Bombas do Lis, Brital, Caiado, Cimalha, Dommify, Fénix Silver Electrical, Gigalógica, Magal, Marinha Portuguesa, MCA, Parâmetro Prático, Pinto & Braz, Preceito Acentuado, Simões & Mourato, Transtética e Vieira & Mendes, e muitas outras.
Qualidade da água
A qualidade da água da torneira no concelho de Leiria continua assegurada, cumprindo todos os parâmetros legais de qualidade. A monitorização da qualidade da água foi reforçada, com a intensificação das análises laboratoriais, garantindo um acompanhamento permanente da água distribuída.
A ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) acompanha reposição do abastecimento de água em Leiria, e Vera Eiró, presidente do Conselho Diretivo da ERSAR deslocou-se aos SMAS de Leiria para acompanhar o trabalho que está a ser desenvolvido na reposição do abastecimento de água à população.
Durante a visita, destacou que “a água da torneira fornecida pelos SMAS de Leiria é segura e de confiança”, enaltecendo o empenho e a dedicação de todos os trabalhadores na garantia de água com qualidade.
Os SMAS de Leiria apelam à compreensão da população face a esta situação excecional, assegurando que todos os meios disponíveis estão a ser utilizados para a reposição total do abastecimento com a maior brevidade possível.
A colaboração da comunidade continua a ser fundamental, através do alerta para fugas, roturas visíveis ou ausência de abastecimento, através da linha 800 202 252.
O apoio ao cliente continua igualmente a ser assegurado através da linha 244 817 300.
Os SMAS de Leiria continuarão a prestar informação atualizada à medida que a situação evolua.





