Boas Práticas

Para uma melhor utilização diária, siga estas práticas

Redes de água

A qualidade da água colocada à disposição do cliente na entrada da sua habitação (ramal de ligação) pode sofrer alterações devido ao estado de conservação da rede predial doméstica. Saiba como pode manter o estado de conservação da sua rede predial doméstica.

  • Deixe correr a água durante alguns minutos antes de a consumir nos seguintes casos: se houver alguma turvação na água; se tiver estado ausente de casa durante algum tempo, para que a água seja renovada;
  • Se a água da torneira tiver uma cor branca, normalmente devido à existência de ar dissolvido na água, deixe repousar a água por alguns minutos antes de a consumir. Caso a situação persista, contacte os SMAS de Leiria;
  • Faça uma correta manutenção da rede predial para que a qualidade da água não sofra alterações devido à corrosão das tubagens, soldaduras e acessórios;
  • Certifique-se que os materiais utilizados nos sistemas de abastecimento da rede predial são os indicados para esse fim;
  • Lave/desinfete periodicamente o crivo que se encontra no bucal da torneira da cozinha, desenroscando-o, mergulhando-o em água com um pouco de lixívia (cerca de 30 minutos) e lavando-o com uma escova;
  • Não beba água que circule na rede de água quente uma vez que a temperatura favorece a corrosão e o desenvolvimento de microrganismos;
  • Não instale nenhum sistema de purificação de água (ex.: filtros)
  • Garanta que água não tratada, proveniente de poços, furos, minas, etc., não circula nas tubagens de água da habitação.

Se estiver alguns dias ausente da sua residência…

Se prevê uma ausência prolongada do seu local de consumo, feche a água manobrando a válvula de corte que se encontra depois do contador (passador de segurança) – nunca manipule a válvula que está antes do contador (válvula adufa), uma vez que a utilização desta é exclusiva dos SMAS de Leiria, encontrando-se por isso devidamente selada. Desta forma, a existência de alguma eventual anomalia da qual resulte a perda de água será contida pelo menos até que o local esteja novamente ocupado, minimizando eventuais danos e mesmo a perda de água por períodos prolongados com consequente impacto na faturação.