Não tenho água. O que fazer?
Existem vários motivos possíveis para não ter água. Certifique-se de que se enquadra em algum destes pontos:
1. Existe uma rotura na rede de abastecimento de água na localidade. Consulte o Mapa de Ocorrências deste site;
2. Existe uma intervenção programada na rede de abastecimento de água, na localidade. Consulte o Mapa de Ocorrências deste site;
3. Esqueceu-se de efetuar o pagamento. Consulte as perguntas “Esqueci-me de pagar a fatura. O que faço?” e “Qual a consequência do incumprimento do pagamento?” em Faturação e Pagamentos.
4. Ainda não entreguei os documentos relativos ao meu Contrato.
5. Verificar se a torneira de segurança está aberta.
Importante: Se não tem água e não se enquadra em nenhuma das situações anteriormente descritas, contacte a Linha Geral 244 817 300
Não tenho pressão. O que fazer?
Existem vários motivos possíveis para não ter água com pressão adequada. Antes de contactar os SMAS de Leiria, sugerimos que faça o seguinte despiste:
1. Verifique se existe uma rotura na rede de abastecimento de água na localidade. Consulte o Mapa de Ocorrências deste site;
2. Verifique se existe uma intervenção programada na rede de abastecimento de água, na localidade. Consulte o Mapa de Ocorrências deste site;
3. Esqueci-me de pagar a fatura. Consulte as perguntas “Esqueci-me de pagar a fatura”.
4. Ainda não entreguei os documentos relativos ao meu Contrato.
5. Verifique se a torneira de segurança está aberta.
Importante: Se não tem pressão na água e não se enquadra em nenhuma das situações anteriormente descritas, contacte a Linha Avarias 24H 800 202 252
Como reportar uma rotura de água na via pública?
A forma mais rápida e eficaz de reportar uma rotura na via pública é contactar os SMAS de Leiria através do número gratuito Avarias 24H 800 202 252
Como tenho conhecimento das interrupções de água?
A forma mais rápida de aceder a esta informação é consultar o Mapa de Ocorrências neste mesmo site.
Em alternativa, poderá ligar para a Linha Geral 244 817 300
Onde posso consultar o valor e o prazo de pagamento da minha fatura?
O prazo de pagamento e o valor da fatura vêm especificados na primeira página, no quadrado de destaque azul.
Poderá também consultar estas informações através do Balcão Digital.
Nota: O pagamento das faturas dentro do prazo evita o acréscimo de custos.
Qual a consequência do incumprimento no pagamento?
A falta de pagamento de uma fatura não leva, de imediato, à interrupção do abastecimento de água. A fatura seguinte inclui duas referências Multibanco para pagamento: uma para liquidar o valor da fatura dentro do prazo e outra com o somatório da fatura atual e da fatura anterior.
Para regularizar a situação deve fazer o pagamento da referência que diz respeito às duas faturas.
Tenha em atenção o indicado no campo “Mensagens” na frente da fatura. Se referir valores em dívida, regularize-os rapidamente
para evitar o início do processo corte/cobrança coerciva e despesas adicionais.
Se não o fizer, é enviado o Aviso de Corte, com registo simples, para a morada do cliente, e volta a ser fornecida uma referência Multibanco para pagamento do valor total em dívida, antes da efetivação do corte.
Esqueci-me de pagar a fatura, e agora?
Se deixou passar o prazo de pagamento, poderá aguardar pela fatura seguinte onde virão indicadas as duas referências de pagamento, que permitem pagar a fatura anterior e a atual.
Poderá também consultar as referências da fatura para efetuar o pagamento por Multibanco através do Balcão Digital.
Se recebeu um aviso de corte não se preocupe, ligue-nos para o 244 817 300, opção 3, que ajudaremos a resolver a situação.
Como altero a minha forma de pagamento?
Se pretende aderir ao Débito Direto (SEPA), preencha o formulário Alterar Faturação e Pagamentos. Poderá também alterar através da Linha Geral, no balcão dos SMAS de Leiria ou através do Balcão Digital.
Se pretende pagar as faturas na rede de agentes Payshop, balcão CTT ou por referência Multibanco, pode fazer esta alteração no balcão dos SMAS de Leiria ou através do Balcão Digital.
Quais as formas de pagamento da fatura?
Estão disponíveis as seguintes formas de pagamento:
Débito Direto (SEPA –Single Euro Payments Area / Área Única de Pagamentos em Euros): Esta é a forma mais cómoda de pagar as suas faturas. Evita deslocações desnecessárias ou eventuais suspensões no fornecimento causadas pelo esquecimento do prazo de pagamento.
Agentes Payshop: Os agentes Payshop estão distribuídos por todo o país, para que possa pagar as suas faturas numa loja perto de si, sem ter de se deslocar ao balcão dos SMAS de Leiria.
ATM/Multibanco
Balcão CTT
Balcão dos SMAS de Leiria
Balcão Digital