Água Residuais:
Os SMAS de Leiria desempenham um papel fundamental na gestão da drenagem das águas residuais no concelho, assegurando que cerca de 95% do território esteja coberto por uma rede de saneamento eficaz. São responsáveis pela conceção, construção e exploração do sistema público de saneamento de águas residuais urbanas, no concelho de Leiria. Assegurando, na sua área de intervenção, a drenagem das águas residuais a todos quantos, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, se constituam utilizadores do sistema.
A drenagem das águas residuais industriais pode implicar a obrigação dos utilizadores industriais de procederem ao pré-tratamento dos respetivos efluentes, antes de descarga nos coletores públicos. A entidade gestora, sempre que o julgue necessário, fiscalizará o funcionamento dos sistemas de pré-tratamento.
Os sistemas públicos de drenagem são essencialmente constituídos por redes de coletores, emissários, instalações elevatórias, incluindo ramais de ligação, que permitem recolher, drenar e levar a destino final as águas residuais produzidas pelos utilizadores, em condições que permitam garantir a saúde pública e a qualidade do meio recetor.Ao longo dos anos os SMAS De Leiria têm vindo a melhorar o sistema de drenagem de águas residuais urbanas, garantindo assim uma melhoria no meio ambiente.