Visão Estratégica

Nos SMAS de Leiria assumimos o compromisso da melhoria contínua da qualidade

Missão

Os SMAS de Leiria têm como missão assegurar os serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, prestando serviços de qualidade e criando todas as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida.

Visão

Fazer dos SMAS de Leiria um serviço de referência e excelência no setor das águas, assente nas melhores práticas a nível da modernização, qualidade, responsabilidade social e sustentabilidade dos serviços prestados.

Valores

Satisfação dos Clientes/Utilizadores:
Incentivar a dedicação de todos os trabalhadores, que continuarão a ter como máxima a prestação de um serviço de qualidade de acordo com as expetativas dos Clientes/Utilizadores.

Sustentabilidade da Organização:
Garantir a transparência nos processos de decisão, baseada na prestação pública de contas da ação junto dos públicos a que se dirige. Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso de melhores práticas.

Sustentabilidade Ambiental:
Atuar com respeito pelos valores da natureza, nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.

Inovação:
Promover a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.

Compromisso Social:
Assegurar o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável. 

Excelência:
Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.

Ética:
Atuar com transparência, rigor e competência, reforçando a confiança dos Clientes/Utilizadores, dos trabalhadores e dos fornecedores. 

Objetivos estratégicos

Garantir a satisfação das necessidades dos clientes:
Garantir a disponibilidade e a qualidade do abastecimento de água e dos serviços de águas residuais e a qualidade da relação com o cliente.

Sustentabilidade da Organização: 

  • Garantir a capacidade e integridade das infraestruturas de abastecimento de água e de recolha de águas residuais; 
  • Gerir os recursos humanos, cumprindo as responsabilidades sociais da organização para com os trabalhadores e valorizar a sua participação; 
  • Qualificar e adequar os processos e os meios, como instrumentos de uma gestão eficaz e eficiente, no âmbito de uma política de melhoria contínua do serviço público prestado, com os recursos tecnológicos adequados; 
  • Garantir a sustentabilidade económica e financeira.

Sustentabilidade Ambiental:
Promover a sustentabilidade ambiental através da eficiência na utilização dos recursos ambientais e na prevenção dos riscos.