Missão
Os SMAS de Leiria têm como missão assegurar os serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, prestando serviços de qualidade e criando todas as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida.
Visão
Fazer dos SMAS de Leiria um serviço de referência e excelência no setor das águas, assente nas melhores práticas a nível da modernização, qualidade, responsabilidade social e sustentabilidade dos serviços prestados.
Valores
Satisfação dos Clientes/Utilizadores:
Incentivar a dedicação de todos os trabalhadores, que continuarão a ter como máxima a prestação de um serviço de qualidade de acordo com as expetativas dos Clientes/Utilizadores.
Sustentabilidade da Organização:
Garantir a transparência nos processos de decisão, baseada na prestação pública de contas da ação junto dos públicos a que se dirige. Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso de melhores práticas.
Sustentabilidade Ambiental:
Atuar com respeito pelos valores da natureza, nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.
Inovação:
Promover a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.
Compromisso Social:
Assegurar o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável.
Excelência:
Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.
Ética:
Atuar com transparência, rigor e competência, reforçando a confiança dos Clientes/Utilizadores, dos trabalhadores e dos fornecedores.
Objetivos estratégicos
Garantir a satisfação das necessidades dos clientes:
Garantir a disponibilidade e a qualidade do abastecimento de água e dos serviços de águas residuais e a qualidade da relação com o cliente.
Sustentabilidade da Organização:
- Garantir a capacidade e integridade das infraestruturas de abastecimento de água e de recolha de águas residuais;
- Gerir os recursos humanos, cumprindo as responsabilidades sociais da organização para com os trabalhadores e valorizar a sua participação;
- Qualificar e adequar os processos e os meios, como instrumentos de uma gestão eficaz e eficiente, no âmbito de uma política de melhoria contínua do serviço público prestado, com os recursos tecnológicos adequados;
- Garantir a sustentabilidade económica e financeira.
Sustentabilidade Ambiental:
Promover a sustentabilidade ambiental através da eficiência na utilização dos recursos ambientais e na prevenção dos riscos.